Out 312013
 

memorial de Cacheu

Delegação da União Europeia de Bissau

reforça capacidade de trabalho da AD

A União Europeia (UE) decidiu melhorar a capacidade de intervenção da AD no programa de construção do Memorial e de pesquisa arqueológica, cultural e histórica, concedendo um veículo todo-o-terreno. Por outro lado, as obras de recuperação e restauro do edifício onde ficará sediado o Memorial da Escravatura, arrancaram agora em Outubro 2013, estando prevista a chegada de um técnico de construção civil, Engº Tiago Serralheiro, da Fundação Mário Soares, no dia 10 de Novembro para acelerar a primeira fase das obras. ver as imagens

 Posted by at 10:05
Out 082013
 

Bacampolo Có, foi um rei pepel do séc. XVII, falecido em 1696.

A sua morte, abriu uma crise sucessória que durou anos, pois havia dois pretendentes ao trono: Toro Có e Incinha Té. Bacampolo Có foi o primeiro rei pepel a receber baptismo cristão e portanto a converter-se (pelo menos em termos formais). O baptismo foi realizado em 4 de Fevereiro de 1696, ano da sua morte, pelo Vigário Frei Manuel de Castedo, coadjuvado pelo Frei Manuel de Castelo Branco, servindo de padrinho Barnabé Lopes. Bacampolo Có tomou o nome cristão de D. Pedro em homenagem ao rei D. Pedro II que então reinava em Portugal.Bacampolo Có, foi um rei pepel do séc. XVII, falecido em 1696.

A sua morte, abriu uma crise sucessória que durou anos, pois havia dois pretendentes ao trono: Toro Có e Incinha Té. Bacampolo Có foi o primeiro rei pepel a receber baptismo cristão e portanto a converter-se (pelo menos em termos formais). O baptismo foi realizado em 4 de Fevereiro de 1696, ano da sua morte, pelo Vigário Frei Manuel de Castedo, coadjuvado pelo Frei Manuel de Castelo Branco, servindo de padrinho Barnabé Lopes. Bacampolo Có tomou o nome cristão de D. Pedro em homenagem ao rei D. Pedro II que então reinava em Portugal. Continue reading »

 Posted by at 22:09